O Método Pilates

O Método Pilates é um sistema único de exercícios desenvolvido em aparelhos específicos criado por Joseph Hubertus Pilates por volta de 1920 à 1930 que promove o equilíbrio entre corpo e mente podendo ser utilizado tanto como atividade física quanto reabilitação com propósito de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.

 

O Método tem como objetivo fortalecer os músculos e articulações melhorando a flexibilidade do corpo, promovendo melhora da postura, alongamento, redução de estresse, além de músculos fortes e definidos.

 

A técnica utiliza de seis princípios básicos: concentração, controle, respiração, estabilização, fluidez e precisão.

 

Os exercícios realizados são diferenciados por não utilizarem pesos adicionais onde somente a própria força muscular é empregada sobre molas tensionadas constantemente, focando os pequenos grupos musculares profundos responsáveis por boa parte da sustentação do nosso corpo, diminuindo a sobrecarga sobre os grandes grupos musculares.

 

A progressividade nos exercícios não provocam dores musculares, os resultados são eficientes e mais duradouros.

 

Após algumas semanas seu corpo encontra uma nova organização muscular, um novo eixo postural começando a se mover de maneira equilibrada durante as atividades cotidianas e não só durante os exercícios.